Sou movido(a) por um enorme desejo de fazer as coisas acontecerem, pois sei que sou capaz de muitas coisas e não desperdiçarei oportunidades desafiadoras para demonstrar isso.
Sou protagonista da mudança que quero realizar e não espero que outras pessoas venham e tomem atitudes por mim. Não preciso de salvadores, mas conto com o apoio de todos à minha volta, pois minha causa é nobre. Juntos vamos conquistar os objetivos e superar cada desafio.
A perspectiva sempre é estar no centro das coisas, com autonomia e responsabilidade para mudar o mundo ao meu redor. E minhas ações, por mais singelas que sejam, impactam tanto nos grandes feitos, quanto nas situações mais cotidianas. Sei que detalhes podem influenciar positivamente o dia, a carreira e a vida das pessoas, e não perco a oportunidade de contribuir com tudo que está a meu alcance.
Persisto uma, duas, três, incontáveis vezes, para atingir os objetivos, indo muito além do que poderia ser considerado minha parte.
Eventualmente não sou a solução, mas sei que posso agir como ponte entre os que podem ser. Não sou intrometido(a), simplesmente sei que a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso é de todos e principalmente minha. Assim, sou luz na vida daqueles que vivem à minha volta.
Não me justifico perante os outros, mesmo quando algo não é bem-sucedido. Simplesmente peço desculpas, sacudo a poeira e vou para o próximo combate, pois na próxima oportunidade a conquista será minha.
Essa posição de vida exige coragem, pois é muito mais simples viver dizendo “eu fiz minha parte!”, dando justificativas pelo fracasso ou colocando a culpa em algo ou alguém.
E, se me disserem que é impossível ou que não é problema meu, fico ainda mais motivado a ir em frente, porque sei que estou no caminho certo e sou responsável pelo que acontece ao meu redor.
∗
...vejo um problema e chamo para mim a liderança da situação, auxiliando na resolução, independentemente do meu cargo ou de quem é a responsabilidade;
∗
...acredito que sou capaz de fazer algo, mesmo que pequeno, e aí vou lá e faço;
∗
...foco no que posso fazer ao invés de queixar-me do que outros deveriam fazer;
∗
...tenho coragem de fazer o que precisa ser feito, mesmo que os resultados sejam incertos.
∗
...ouço todos antes da tomada de qualquer decisão, procurando sempre privilegiar o que faz sentido no coletivo;
∗
...dou autonomia para as pessoas fazerem o que é preciso e para contribuírem para o atingimento dos objetivos;
∗
...permito que as pessoas se auto organizem para cumprimento das missões;
∗
...me responsabilizo pelo todo, não somente pela minha parte, mesmo fazendo a minha parte muito bem-feita;
∗
...eu e meu time nos responsabilizamos pelos fracassos, independentemente do meu ou do nosso papel;
∗
...celebramos o sucesso, independentemente do tamanho da nossa contribuição.
∗
...me comprometo com o time e contribuo com tudo que posso para que os objetivos sejam atingidos;
∗
...me empenho ao máximo;
∗
...dou prazo ou peço prazo para dar o prazo;
∗
...tenho disciplina para fazer o que precisa ser feito, independentemente da minha vontade ou estado de espírito.